O IDEB, principal indicador do MEC fez uma avaliação da qualidade da Educação Brasileira, e os números em relação ao ensino da rede pública no país é preocupante, pra não dizer outra coisa.
Segundo o Ministério da Educação, foi divulgado dados de cada Estado brasileiro em relação ao nível do ensino em Escolas Particulares e Públicas. A escala de avaliação vai de zero a dez nas taxas de aprovação e média dos alunos matérias de matemática e português.
De 2005 a 2009, segundo consta, a diferença caiu em todos os níveis pesquisados escolas públicas e particulares, mas na pratica não é bem assim que funciona. A desigualdade entre alunos da rede pública e particular é muito grande, se formos comparar um aluno que concluiu o ensino médio em uma escola pública, o aluno sabe bem menos que um outro aluno de escola particular que ainda está no ensino fundamental, aonde ainda nem chegou no ensino médio. Em matemática os aluno que concluíram o ensino médio em uma escola pública a média de pontos foi de 266, alunos de escolas particulares que ainda estão no ensino fundamental pontuaram 294, isso em uma escala de zero a quinhentos pontos.
Em português, os alunos da rede pública ao concluírem o ensino médio pontuaram 262, enquanto alunos da da rede particular pontuaram 279, alunos do ensino fundamental.
Isso prova que ainda a desigualdade na educação no Brasil ainda está muito longe de ter um final feliz. As escolas da rede pública estão praticamente abandonadas, a Deus dará, professores ganhando mal e por consequencia desinteressados, alunos também desinteressados, uma realidade social violenta, tendo em vista que muitas escolas, ou a maioria das escolas públicas estão localizadas na periferia e subúrbios das cidades.
Os investimentos são praticamente nulo na educação e o que vemos é isso, o nível das escolas públicas muito abaixo das particulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário