domingo, 4 de julho de 2010

Grito dos Excluídos se reúne na Bahia para construir projeto popular

Refletir, planejar e articular as mobilizações em torno da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra. Esse foi o objetivo central do Encontro Estadual de Articuladoras e Articuladores do Grito dos Excluídos, realizado em Feira de Santana, Bahia. A atividade, que contou com a presença de 80 pessoas, ocorreu nos dias 11 e 12 de junho e teve como principal resultado o compromisso assumido por dezenas de organizações, movimentos e pastorais sociais com o Plebiscito Popular.


O Encontro iniciou com a mística de abertura, seguida por uma aprofundada análise da situação do Brasil e do mundo atual. Essa avaliação do momento atual contou com a colaboração do Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo, representado por Gilberto Portes de Oliveira.
O debate transcorreu por assuntos como a realidade agrária brasileira, aspectos jurídicos sobre o limite da propriedade da terra e sobre o plebiscito popular. Houve também uma retrospectiva das experiências de plebiscito popular. Os participantes analisaram um estudo apresentado em cartilha sobre o “Limite da propriedade: um direito do povo; um dever do Estado”. Com esse estudo, completou uma das etapas do debate.
O segundo dia foi reservado para organização do Grito e do Plebiscito. Nesse momento, a Coordenação Estadual informou os caminhos já percorridos pelo coletivo nacional e estadual. A partir desse contexto, os participantes elaboraram propostas concretas de ações a serem realizadas em suas regiões e em todo o Estado da Bahia.
Dentre as atividades propostas, destacam-se as relativas à comunicação, articulação/mobilização, formação e realização do plebiscito. Estiveram presentes representantes das pastorais sociais e movimentos, como o de luta pela terra, negro, estudantil, pescadores/as, bem como comunidades tradicionais e várias organizações populares da Bahia.

Fonte: site http://www.caritas.org.br/ ; Leo Vilas Verde

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou o Luciano, formado em Ciências Sociais, paulistano da gema e da garoa, corinthiano maloqueiro e sofredor"Graças a Deus"; Católico Apostólico Romano. Enfim, é isso.