1. Naquele mesmo ano, no principio do reinado de Sedecias em Judá, no quinto mês do quarto ano, Hananias filho de Azur, profeta oriundo de Gabaon, falou comigo no templo do SENHOR, diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo o seguinte:
2. “Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Eu quebrei a canga do rei da Babilônia!
3. Em dois anos trarei de volta para cá os objetos do templo do SENHOR que Nabucodonosor, o rei da Babilônia, aqui pegou e levou para a Babilônia.
4. Também trarei de volta para cá o rei de Judá, Jeconias filho de Joaquim, e todos os que foram exilados de Judá para a Babilônia — oráculo do SENHOR —, pois quebrei a canga do rei da Babilônia!”
5. Diante dos sacerdotes e do povo presente na Casa do SENHOR, o profeta Jeremias respondeu a Hananias:
6. “Amém! Que assim faça mesmo o SENHOR! Que o SENHOR confirme o que disseste, ao afirmar que os objetos do templo e todos os exilados serão trazidos de volta da Babilônia para cá!
7. Escuta, porém, o que tenho a dizer a ti e a todo o povo:
8. os profetas que vieram antes de mim e de ti sempre só anunciaram, a populosas nações e reis poderosos, a guerra, a miséria e a peste.
9. Mas quanto ao profeta que anuncia felicidade, só quando se realiza o que ele prometeu é que se pode saber se foi mesmo o SENHOR que enviou o tal profeta”.
10. Hananias pegou, então, a canga que estava no pescoço de Jeremias e quebrou.
11. Em seguida falou diante de todo o povo: “Assim diz o SENHOR: É assim que, dentro de dois anos, contados os dias, o SENHOR tirará do pescoço de todas as nações a canga de Nabucodonosor, o rei da Babilônia”. E o profeta Jeremias retirou-se.
12. Mas depois que o profeta Hananias quebrou a canga que estava em seu pescoço, veio a Jeremias a palavra do SENHOR:
13. “Vai dizer a Hananias: Assim diz o SENHOR: Quebrando as cangas de madeira, puseste no lugar cangas de ferro.
14. Pois assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Será um jugo de ferro que colocarei no pescoço de todas as nações, para que fiquem subjugadas como escravas a Nabucodonosor, o rei da Babilônia. E até os animais selvagens eu lhe entregarei”.
15. Em seguida Jeremias falou ao profeta Hananias: “Escuta, Hananias! Não foi o SENHOR quem te mandou! Tu fizeste esse povo acreditar numa mentira!
16. Por isso, assim diz o SENHOR: Eu te expulso da face da terra, ainda este ano morrerás, pois anunciaste desobediência ao SENHOR”. Hananias morreu naquele mesmo ano, no sétimo mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário