sábado, 23 de junho de 2012

A Violência contra a Democracia Paraguaia

Aconteceu novamente, aconteceu aqui, do nosso lado, com nossos vizinhos.
Uma violência extrema a democracia paraguaia. Fernando Lugo, eleito democraticamente pelos eleitores no Paraguaio à quadro anos atrás foi deposto, sofreu um impeachment totalmente sem pé nem cabeça.

Lugo não era um exemplo de politica no Paraguai, mas estava tentando fazer o possível por uma politica mais democrática, mais popular num país que foi dominado por 60 anos pelo Partido Colorado, o partido conservador republicano. Fernando Lugo foi Bispo, largou os compromissos religiosos para se dedicar a politica, rompeu de uma certa forma com a Igreja Católica Apostólica Romana e se aprofundou na politica de seu país, era um pedido da maioria, uma maioria pobre, sofredora, que passava por graves necessidades no Paraguai, talves por ser humano de mais, ou por não se conformar com os descasos de governantes a décadas no poder resolveu partir para o politica.
Se candidatou nas eleições presidências de 2008 com uma junção de nove partidos de oposição ao partido colorado.

Venceu a candidata Blanca Ovelar do Partido Colorado com quase 41 % dos votos, os paraguaios conheciam depois de 60 anos um presidente que não era do partido colorado que vinham de uma oposição forte, um candidato que vinha das classes subalternas, um religioso, que brigava pelos pobres, pelos sem - terra, pelos agricultores, que reuniu mais de 40 mil pessoas em uma manifestação contra o então ex-presidente Nicanor Duarte, ele tinha carisma, tinha tudo para fazer uma politica para todos, o único problema foi esse, Lugo não agradava ninguém no congresso paraguaio.

Não tinha um partido definido, se definia por opositor, como esquerda e nada mais. Sofreu vários escândalos, muitos deles de paternidade quando ainda era Bispo e assumiu 2 filhos. Prometeu uma reforma agraria mas nunca conseguiu um dialogo entre sem terras e fazendeiros, o estopim foi a confronte de militares e sem terras aonde morreram 17 pessoas.

A verdade era que ninguém no senado paraguaio estava feliz com Lugo, o presidente não agradava ninguém, nem os opositores e muitos que um dia o apoiaram em sua candidatura.
Maioria na camara os colorados e os liberais se uniram para derrubar Lugo, em menos de 48 horas o presidente Fernando Lugo foi deposto com 39 votos a favor, 4 contra e 2 abstenções. O primeiro presidente paraguaio a sofrer um impeachment.

Como não agradava a gregos e troianos Lugo foi deposto, não tinha um partido definido, não era nem do partido liberal nem do partido colorado, a união fez a força, a força do mal, a força que derrubou Lugo do poder.

Acreditamos em um golpo, não em um golpe militar propriamente dito, mas um golpe parlamentar, um golpe contra a democracia. O vice presidente, agora presidente oficial do Paraguai Frederico Franco é do partido liberal, partido que tinha uma base com agora ex presidente Fernando Lugo.

Muitas manifestações ocorreram no centro da cidade de Assunção, capital do país, camponeses, sem - terra, populares, lideres de movimentos sociais se revezam em palanques por toda a capital em um coro de indignação pelo impeachment de Fernando Lugo, Uma Violência contra a Democracia.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou o Luciano, formado em Ciências Sociais, paulistano da gema e da garoa, corinthiano maloqueiro e sofredor"Graças a Deus"; Católico Apostólico Romano. Enfim, é isso.