Durante a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II Conaes), seis bispos da Igreja Católica enviaram mensagem de solidariedade e apoio ao deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) e ao militante petista de Imperatriz, Mané da Conceição, pela greve de fome. Os bispos afirmam que a greve foi entendida como uma das formas de denunciar o esvaziamento da política brasileira. "Compreendemos o sentimento de vocês e de todos os que têm negada sua trajetória política em favor de pragmatismos eleitorais", diz a nota.
A II Conaes, realizada entre 16 a 18 de junho de 2010, fez um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual momento nacional e internacional. A greve de fome ocorreu entre 11 e 18 de junho. Confira a seguir a manifestação dos bispos sobre a greve de fome.
MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE
Companheiros
Mané da Conceição e Domingos Dutra
Queremos manifestar nossa solidariedade a vocês que, como outros/as, sofrem e se indignam com a falta de ética na política brasileira e especialmente na maranhense.
Compreendemos o sentimento de vocês e de todos os que têm negada sua trajetória política em favor de pragmatismos eleitorais.
Reconhecemos no seu gesto de greve de fome a denúncia do esvaziamento da política. Sem ética, sem compromisso com os programas partidários publicamente anunciados, a política é reduzida à arte dos espertos na conquista e no uso do poder.
Desejamos, junto com vocês, que seja recuperada a dignidade da prática política verdadeiramente democrática. Que os cidadãos exerçam seu poder soberano de controle sobre os governantes, legisladores e juízes, a quem confiaram, por um tempo, a missão de promover a vida, a justiça, os direitos de todas as pessoas que são o Brasil.
Brasília, 16 de junho de 2010
Em nome dos Coordenadores das Pastorais Sociais, Organismos e Regionais da CNBB, reunidos em encontro nacional:
Dom Pedro Luiz Stringhini
Dom Luiz Demétrio Valentini
Dom José Luiz Ferreira Sales
Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Adleiges
Dom João Alves dos Santos
Dom Antonio Possamai
Fonte: site http://www.caritas.org.br/ .
Nenhum comentário:
Postar um comentário